Pin It
0
analise swot

Análise swot – o que é e como fazer

11 Outubro, 2020

A análise swot é uma ferramenta de planeamento estratégico. É maioritariamente usada por empresas, mas, hoje em dia já está a ser mais adaptada também à vida pessoal. Isto devido à sua importância e ao impacto que pode ter.

Considero que este tema ainda não é muito explorado nos dias de hoje e que secalhar nunca ouviste falar dele. Estou aqui mesmo para te ajudar a desmistificar toda esta situação e te ajudar a evoluir ainda mais com a ajuda desta simples ferramenta.

Para não te sentires perdida, no final deste artigo vai ser disponibilizado um pdf gratuito para ti, que podes imprimir e começar a usar nesta tua análise swot, a partir de agora.

Análise swot

O que é a análise swot?

De uma forma clara, esta é uma ferramenta que te permite avaliar todas as tuas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, seja num ambiente externo, como num ambiente interno.

A partir da definição da mesma é possível entenderes o que precisas efetivamente de fazer para conseguires superar as tuas ameaças, lidar com as tuas fraquezas (não deixando que elas te impeçam de atingir um fim), ter um maior foco nas tuas forças e nas tuas oportunidades, lidando com isso a teu favor para o mesmo propósito.

Traduzida, a sigla SWOT significa:

  • S – Strengths (forças);
  • W – Weaknesses (fraquezas);
  • O – Opportunities (oportunidades);
  • T – Threats (ameaças);

Como fazer uma análise swot?

Previamente, antes de te ajudar a entender como podes executar esta que é uma ferramenta que te pode vir a ser muito útil, quero te dar a conhecer 6 conceitos muito importantes.

4 dos mesmos já foram referidos em cima, que são: as forças, as fraquezas, as oportunidades e as ameaças. Os restantes são então o ambiente externo e o ambiente interno.

Ambiente Interno

Este tipo de ambiente, é definido sobre aquele que tu tens controlo, ou seja, num tipo de situação dentro deste ambiente tu sabes como hás de agir sobre ela e como a podes resolver.

Por exemplo, se te focares no teu eu pessoal, o teu ambiente interno pode ser os teus pensamentos e as tuas reações. São algo que tu tens controlo e consegues evitar, ou pelo menos minimizar e tratar aos poucos.

Vê também: Técnicas para gerires as tuas emoções.

Por outro lado, se estiveres com o foco numa empresa que estejas a gerir ou a administrar, o teu ambiente interno é tudo aquilo sobre o qual tu podes intervir. As máquinas que são usadas, os funcionários, a capacidade de investimento, a política de vendas, etc.

Aqui é onde vais encontrar as tuas forças e fraquezas. Precisas de ter bem cientes os significados de estes conceitos para conseguires entender como os podes vir a dominar a teu próprio favor.

Forças: Elementos e/ou características que representam uma vantagem sobre ti ou sobre a tua concorrência (no caso de uma empresa).

Fraquezas: Elementos e/ou características que representam uma desvantagem relativamente a ti própria/o ou sobre a tua concorrência (no caso de uma empresa).

Em ambos os casos tu tens controle sobre os conceitos. Tens a capacidade de preservar todas as tuas características vantajosas e ultrapassar e/ou mudar as desvantajosas.

Ambiente Externo

Este integra tudo aquilo pelo qual tu não tens controlo. Algo que te possa estar até a incomodar e a chatear mas que não consigas fazer nada para o mudar. Por exemplo, quereres meditar no jardim a levar com o sol e está a chover. Não podes controlar o clima diário. Este é um tipo de ambiente externo.

Não tens a possibilidade de controlar, contudo, influencia tudo aquilo que podes ter controlo e agir sobre. Neste caso, é aqui que vais encontrar todas as tuas oportunidades e ameaças.

Oportunidades: Este pode ser definido como algo que cria um cenário favorável tanto a ti própria/o, como, a uma empresa. Pegando no exemplo de cima, o sol pode ser visto como uma oportunidade para conseguires fazer a tua meditação melhor e ter um dia mais feliz sendo que o clima influencia as tuas emoções.

Ameaças: É o oposto das oportunidades. Ou seja, é algo que cria um cenário desfavorável tanto a ti, como, a uma empresa se for disso que te estejas a referir. Isto sobre o qual tu não tens qualquer tipo de controle, tal como nas oportunidades.

PASSO-A-PASSO

  1. Define as tuas forças;
  2. Determina e descobre as tuas fraquezas;
  3. Faz uma lista com as tuas oportunidades;
  4. Enumera as tuas ameaças;
  5. Faz o download gratuito do pdf da análise swot que vai estar disponível no fim da página.
  6. Relaciona todos os fatores e determina quais são as forças e as fraquezas que podem, tanto, combater as tuas ameaças, como, potencializar as tuas oportunidades.

Faz aqui o download!

.

Previous Post Next Post

Também podes gostar

Leave a Reply