Pin It
0

Argila: tipos e beneficios

5 Fevereiro, 2019

No mundo da beleza e da medicina argila é usada com diferentes aplicações, há quem aplique como máscara facial ( que é o meu caso), como máscara capilar ou ate aplique no corpo todo ou em alguma região mais especifica, entre outras. Existem vários tipos de argila, cada uma com propriedades e funções diferentes.

A argila é um mineral de rochas sedimentares composta de grãos muito finos de silicatos de alumínio e forma-se através da desagregação das rochas feldspáticas.

Estas têm diversos benefícios, tais como:

  • Elimina a oleosidade da pele e do cabelo;
  • Ajuda no tratamento do acne ou de algumas borbulhas locais;
  • Elimina bactérias da pele assim como a desintoxica;
  • Tem um efeito calmante;
  • Atua na circulação sanguínea;
  • Ajuda na esfoliação quer da pele como do couro cabeludo;
  • Elimina impurezas e toxinas.

Argila Verde

De todas as argilas, esta é a que é constituída por um maior numero de elementos e é indicada para peles oleosas e com tendência acneica. Tem propriedades esfoliantes, desintoxicantes, antisséticas, cicatrizantes e absorventes, e por isso se for usada continuamente reduz os pontos negros, assim como, ajuda também a fechar os poros.

Hoje em dia já há à venda máscaras de argila verde feitas e prontas a usar, mas eu, especificamente gosto de comprar apenas o pó, ou seja, apenas a argila e fazer eu a minha máscara em casa para me garantir que não perde qualquer tipo de propriedades e que não leva nenhum químico adicionado, mas isto já vai na vontade de cada um. Podem encontrar este tipo de argila ou a sua máscara já feita em qualquer celeiro e em alguns supermercados.

Argila Branca

Este tipo de argila pode ser usada em todos os tipo de pele, embora, seja mais indicada para peles sensíveis e mais desidratadas. De todos os tipos é a que apresenta uma maior percentagem de alumínio na sua constituição e um pH similar ao da pele, daí ser a argila mais suave de todas.

Tem como objetivo clarear e suavizar a pele, absorver a oleosidade sem desidratar e catalisar reações metabólicas do organismo.

Por apresentar manganês e magnésio na sua constituição tem um ótimo poder anti-inflamatório, daí as pessoas de pele mista e oleosa também a usarem muito.

Eu, especificamente como tenho a pele mista, gosto muito de usar a argila verde na zona T do meu rosto e a argila branca no resto da cara e funciona muito bem. Encontra-se à venda no celeiro.

Argila Cinza

Indicada para peles com poros bastante dilatados, com manchas, com borbulhas e oleosidade. É um excelente esfoliante e antioxidante natural. Com um uso continuo ajuda a evitar e a retardar o envelhecimento da pele.

Ajuda no combate às olheiras e às varizes, e a nível capilar, estimula o crescimento do cabelo, assim como, fortalece os seus fios e regula a seborreia capilar. Encontra-se à venda no celeiro.

Argila Rosa

Este tipo de argila é uma mistura de argila branca e vermelha e esta junção faz com que esta tenha um ótimo efeito antissetico, suavizante, cicatrizante e hidratante.

Indicada para todos os tipos de pele, principalmente para as peles sensíveis, delicadas e com tendência a alergias, tem como objetivo fornecer um brilho natural tanto ao cabelo, como, à pele devido ao facto de apresentar ferro na sua constituição. Encontra-se à venda nos celeiros.

Argila Preta

A argila preta, também conhecida como lama vulcânica, é a argila mais rara por ser bastante difícil de encontrar.

Tem uma ação anti-inflamatória, anti-stress, absorvente e desintoxicante devido ao elevado teor de alumínio e silício e ao baixo teor de ferro. Limpa os poros em profundidade e elimina as toxinas da nossa pele, reduz as linhas de expressão, ajuda a minimizar a celulite e as estrias, assim como, ajuda nas infamações da pele e no aparecimento de borbulhitas. Alem disto, se for aplicada no cabelo, pode ser utilizada como um shampoo de limpeza profunda.

Sei que há muitas duvidas sobre qual o tipo de argila melhor para cada tipo de pele e espero ter esclarecido! Eu como já referi faço as minhas máscaras de argila em casa num pote de plástico ou vidro (mas nunca de metal porque pode tirar as propriedades da argila) e junto com agua ou soro fisiológico.

Alguma duvida é só deixarem nos comentários. 🙂

Previous Post Next Post

You may also like

Leave a Reply