0
como acabar com maus hábitos

Como acabar com maus hábitos substituindo por bons

17 Março, 2021

Hábitos maus implementados na tua rotina são um meio para te dificultar o sucesso que pretendes ter. É importante saberes definir e implementar corretamente bons hábitos no teu dia-a-dia, e por essa razão hoje podes ficar a perceber como acabar com maus hábitos.

Desde já, caso implementes bons hábitos e começes a adequerir técnicas e estratégias que te ajudem a acabar com os maus, vais ver que rapidamente vais obter resultados. A pessoa que eras antes muda para outra muito mais feliz e muito mais bem sucedida.

O impacto que a mudança de hábitos pode ter em ti e em qualquer outra pessoa é impactante, por isso, se queres ser uma pessoa com as características referidas no parágrafo anterior, lê tudo o que tenho para te dizer, até ao fim!

Vê também: 12 hábitos de auto-cuidado para implementares na tua rotina.

Como acabar com maus hábitos

O que é um hábito?

Antes de tudo, um hábito pode ser definido como algo que tu fazes sem muito esforço, de uma forma, consciente.

A maior parte das pessoas (não sei se é o teu caso mas se for podes deixar escrito nos comentários) tem uma vida bastante ocupada e atarefada.

Normalmente, acordas, comes de uma forma muito rápida porque tens de levar o teu filho à escola ou porque já vais atrasada/o para o trabalho, estás um dia inteiro neste e quando chegas a casa ainda tens uma casa para arrumar ou o filho para tratar, o jantar para fazer e a cozinha por limpar, entre muitas outras coisas.

Isto é a realidade de muita gente, e por essa razão, é que é tão importante estabelecer estes tais hábitos, que vão essencialmente servir para criares pontos estáveis na tua vida de forma a que tu conseguias agir sem precisares de pensar necessariamente sobre eles.

Os teus hábitos são o teu primeiro passo para alcançares o que ambicionas. Maus hábitos resultam em maus resultados, enquanto que, os bons hábitos resultam em pessoas bem sucedidas. Em qual destes é que te queres inserir?

1º Passo: A negatividade nunca funciona! Confiança é tudo.

O primeiro passo para te libertares de um mau hábito é acreditares em ti mesma/o. Toda a negatividade que passa pela tua cabeça, seja relativo aos teus hábitos ou mesmo ao teu dia-a-dia (situações diárias) influenciam a tua auto confiança.

Se tu estás a focar-te nos teus hábitos negativos, a única coisa que vai acontecer é que vais sentir-te frustrada/o, ansioso e sobrecarregado.

2º Passo: Associa dor ao hábito que queres eliminar.

É importante conseguires associar uma dor ao hábito que queres realmente eliminar. Associar dor é efetivamente conseguires lembrar-te desse hábito e só conseguires ter sensações que te levam a quereres afasta-lo.

Por exemplo, se tu fores uma pessoa viciada/o em chocolate e quiseres eliminar o hábito de comer tanto chocolate diariamente, o 2º passo que tens a fazer nessa jornada é SÓ comer chocolate, de manhã à noite. Parece estranho não é?

Contudo, o que vai acontecer muito rapidamente é que vai chegar a uma altura em que até o nome “chocolate” te vai incomodar. Tu já só vais querer tudo menos chocolate de tão enfardada/o que estás dele. À primeira vista, parece algo muito estranho, mas relê novamente o que eu escrevi e reflete acerca disso. Imagina-te a ti no cenário.

3º passo: Associa prazer no hábito que queres implementar.

Neste caso, vamos fazer exatamente o oposto do que foi executado em cima. Hábitos negativos já não podem constar no teu pensamento, na tua rotina e nos teus dias, por isso agora vão ser substituídos por aqueles que tu queres realmente ter e que fazem total sentido para ti.

Por exemplo, se tu quiseres implementar a prática do journaling na tua rotina, podes começar por pensar e até mesmo escrever os beneficios desta, de forma a todos os dias conseguires estimular o teu prazer por essa prática.

Simultaneamente, enquanto estás a executar esse hábito bom, fá-lo a pensar “Que orgulho, estou a fazer isto por mim e vou ficar muito melhor em x sentido (…)

Previous Post Next Post

Também podes gostar

Leave a Reply