Pin It
0
como-adquirir-o-habito-de-ler.png

Como adquirir o hábito de ler

2 Julho, 2019

Ler é algo que me apaixona e o que mais sinto é que há imensa gente que como não está habituada a ler, não sabe por onde começar e como adquirir o hábito da leitura. 

Todas as minhas leituras eu partilho contigo tanto por aqui (a dar a minha opinião/review quando acabo de os ler) como pelas minhas redes sociais.

Não é toda a gente que tem o hábito de ler, seja o que for e de que tema for. Contudo, tenho vindo a aperceber-me da importância que a leitura tem no meu dia a dia, daí ter decidido vir partilhar contigo algumas dicas que te podem ajudar a adquirir o hábito da leitura.

→ Lê também: A minha wishlist de livros

Descobre o que é que tu gostas

O facto de começares por ler um tema que te agrade é meio caminho andado para te motivares a ti próprio/a a ler ainda mais. 

Eu por exemplo, adoro tudo o que é relacionado com a beleza, o autoconhecimento, o desenvolvimento pessoal e ler livros relacionados com isso agrada-me imenso e é algo que me deixa ainda mais realizada.

Reserva um tempo do teu dia só para leres

Quando começas a fazer uma determinada coisa numa determinada hora, facilmente isso se torna um hábito. 

Ora, se reservares 10 minutos de manhã ou de noite para o fazeres vais notar que passado um tempo, vais precisar de ler naquela hora para te sentires completo/ e realizada/o.

Leva o livro que estiveres a ler para todo o lado

Isto é algo que faço muito. Os livros não pesam nada, e por vezes podes não ter nada para fazer, então, o facto de o trazeres contigo já é uma razão para agarrares nele e transformares o tempo “morto” em tempo útil. 

Estabelece objetivos

Esta é daquelas dicas que acho mesmo essenciais.

Ainda hoje, quando estou cansada ou quando tenho imensa coisa para fazer defino um determinado objetivo nas páginas que vou ler e resulta porque só vou dormir descansada se tiver atingido o que planeei, caso contrário, no dia seguinte tenho muito mais para ler que teria habitualmente.  

Tenta ler um livro de “fácil” leitura

Há livros que têm uma escrita um pouco mais complexa e se começares por ler um livro desses facilmente desistes porque tens de voltar bastantes vezes atrás para conseguires acompanhar, ou por ser tão maçador. 

Daí, aconselhar te a tentares escolher um livro que seja de fácil leitura e compreensão, vai ajudar-te e muito.

E tu? tens o hábito de ler? 🙂adquire-o-habito-de-ler.png

Previous Post Next Post

You may also like

4 Comments

  • Mariana Filipa

    Tenho sim! é algo do qual gosto muito. Nem sempre consigo ler todos os dias, mas quando posso leio. Levá-lo comigo para todo o lado é sem qualquer dúvida das melhores dicas. Consigo ler mais e acabo por me entreter de outra maneira!

    Blog: https://ajudaoplanetaesalvaomundo.blogspot.com/
    Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCFSxFwBUO4vK64lhrW2reyw

    3 Julho, 2019 at 19:08 Reply
    • Marta Arsénio

      Sim, também considero das melhores dicas, porque como há alturas que não temos nada para fazer, acabamos por ter mais tendência para agarrar e ler o livro se o tivermos sempre connosco!
      Beijinhos querida 🙂

      4 Julho, 2019 at 16:23 Reply
  • Anabela

    Eu gosto de ler.. mas em alturas em que não tenha o stress de trabalho e de preferencia em inglês. Livros traduzidos, não tem a mesma piada.

    9 Julho, 2019 at 12:33 Reply
    • Marta Arsénio

      Secalhar se tentares ler para acalmares ou combateres o stress é capaz de ajudar!
      Em inglês não leio porque não sou muito fluente na língua, para mim o essencial é reter a informação dada e aprender mais com eles!

      Um beijinho enorme <3

      9 Julho, 2019 at 13:42 Reply

    Leave a Reply