Pin It
0
como aumentar a auto estima e confiança

Como aumentar a auto estima e confiança

28 Julho, 2020

Um dos processos que considero mais importante e também um dos mais difíceis de alcançar é o de como aumentar a auto estima e confiança.

A tua auto estima e confiança são extremamente importantes para o teu desenvolvimento pessoal. A falta deles pode tornar-se um ciclo vicioso na tua vida. Isto porque facilmente nesse ciclo encontras dificuldades e obstáculos para conseguires ser bem sucedida/o.

A baixa auto estima e confiança pode estar muitas vezes interligada com experiências do passado. Além do mais, hoje em dia com os “padrões” formados pela sociedade é muito fácil isso acontecer.

É importante referir que este não é um assunto leve e que se for derivado de algo mais grave, é necessário que te dirijas a um especialista para te ajudar de uma forma realmente profunda. Apesar de, eu estar sempre disponível via email para falar contigo!

Como aumentar a auto estima e confiança

Há uma série de hábitos que todos relacionados e executados de uma forma constante, podem fazer uma grande diferença.

Vê também: Como superar a falta de autoconfiança.

Tendo em conta o que eu vou partilhar contigo, podes optar por fazer cada hábito e/ou dica de forma isolada, não precisas necessariamente de fazê-las todas.

Opta por aquelas que te sentes mais confortável e pelas quais mais te identificas.

Pensa positivo em relação a ti própria/o

Eu costumo dizer que o teu pior inimigo és tu mesma/o. Nós, como seres humanos, temos uma capacidade de nos rebaixar incrível.

Por norma, há um foco muito grande em tudo aquilo que menos gostas em ti, fazendo te esquecer efetivamente do resto. O que te leva a que penses de forma muito negativa de ti mesma/o.

Aprende a olhar para ti com outros olhos. Começa a ter mais atenção aquilo que dizes sobre ti, seja a ti mesma/o ou para com os outros.

Uma boa forma de começares a praticar isto é começares a cuidar mais de ti.

Vê aqui: Aprende a cuidar mais de ti própria/o.

Faz um diagrama com 3 colunas mensalmente

Aprenderes a fazer um diagrama com 3 colunas é essencial, em que nestas esteja:

  1. O que eu mais gosto em mim;
  2. Algo que eu quero mudar em mim;
  3. Aquilo que eu preciso de fazer para mudar isso em mim.

Maior parte das vezes, há apenas estes 2 focos (1 e 2).

Contudo, é importante ver tudo como um todo e se queres mudar tens que treinar a tua capacidade de ver o que podes efetivamente fazer para isso acontecer.

Na parte do que gostas e do que não gostas podes colocar tudo, desde algo interno como externo. Só não te desvalorizes ao fazê-lo nem te mandes ainda mais abaixo.

Tudo é um processo na tua vida, e isto não é excepção. E está tudo bem!

Aprende a gerir os teus níveis de stress

Ao longo da tua vida, vais ter situações que vão exigir muito de ti.

A partir do momento em que isso acontece, consequentemente os outros (ou até tu mesma/o) vão esperar de ti algo parecido com uma máquina e/ou um robô.

Algo que efetivamente tu não és.

É necessário perceberes realmente a importância das tuas tarefas e colocares nelas uma importância e prioridade bem definidas, de forma a que, isto não aconteça.

Isto porque, este tipo de situações traz-te ansiedade, nervos e um stress incontrolável.

Resumidamente, vai fazer com que comeces a duvidar de ti e consequentemente não vais conseguir aumentar a tua auto estima e confiança.

Vê também: Como controlar o stress.

Faz aquilo que tu gostas de fazer.

Só vives uma vez, se não fizeres algo que te acrescente alguma coisa regularmente, qual é o prazer que tiras da tua jornada?

Algo simples, como, pintar, desenhar, ler, ir passear a um sitio especifico, pode ser transformador para ti.

O exercício que eu costumo fazer é especificamente pensar no que me apaixonava fazer quando era mais nova e reproduzi-lo novamente no momento em questão.

Ires buscar memórias de infância positivas desperta em ti também um aumento da tua auto-estima e confiança, assim como, da tua felicidade.

Estabelece desafios constantemente a ti própria/o

O ideal é ser mensalmente para também não exigires demasiado de ti.

Pode ser qualquer coisa e hoje em dia tens imensos recursos disponíveis na internet pelos quais podes sempre recorrer.

Podes estabelecer como desafio aprender uma língua nova, fazer um curso de alguma coisa, praticar algo todos os dias, o que for.

O importante é realmente tu conseguires estabelecer esse desafio e atingi-lo até ao fim.

Resumindo…

Espero que estas dicas te tenham ajudado a perceberes como aumentar a auto estima e confiança de uma forma realmente eficaz.

Como já referi anteriormente, tudo é um processo e antes de começares a tentar mudar o que seja em ti precisas de aceitar isso.

Previous Post Next Post

Também podes gostar

Leave a Reply