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como fazer journaling

Como fazer journaling e o que é

24 Fevereiro, 2021

Não é novidade nenhuma que cada vez mais me tenho rendido à pratica do journaling. Ao invés de deixar tudo na minha mente ao nível de emoções e pensamentos, agarro no caderno e numa caneta e escrevo.

Tenho a certeza que quando eras mais nova gostavas de ter o teu diário onde falavas de como tinha sido o teu dia, como te tinhas sentido, entre muitas outras coisas. Expressavas lá os teus sentimentos e pensamentos e é isso que acabas por voltar a fazer no que toca ao journaling.

O que é journaling?

Como já indiquei em cima, o journaling é basicamente um diário. Consiste numa escrita livre daquilo que te vai na cabeça. Podes escrever de tudo, desde emoções, sentimentos, tarefas que tens para fazer, estratégias para resolver algo. És totalmente livre de escreveres lá o que tu quiseres.

Lê também: Bullet journal – por onde podes começar?

Como fazer journaling

Eu sou bastante apologista de que não precisas de ir a correr para o supermercado comprar tudo e mais alguma coisa para iniciares seja que prática for. Referi o mesmo nos artigos anteriormente referidos sobre o bullet journal e aqui não é diferente.

Vais precisar apenas de um caderno e de uma caneta. A caneta tenho a certeza que tens, e o caderno podes sempre aproveitar e usar um que já não tenha muitas folhas ou que esteja aí por casa perdido e dar-lhe uma nova vida com uma nova realidade.

De uma forma inicial, pode parecer-te estranho incluires o journaling na tuas rotina, por isso, uma boa estratégia é fazeres-te perguntas a ti mesma/o e responderes lá, tais como:

  • Como é que eu me vejo daqui a x anos?
  • O que é que eu preciso fazer para ser quem eu quero ser?
  • Porque é que fiquei triste com x situação/acontecimento?

Entre muitas outras perguntas que podes ir fazendo diariamente de forma a ser mais fácil para ti implementares a técnica.

Para além disto, algo que também podes incluir é:

  • Gratidão – Entre 3 a 5 agradecimentos e podes começar por dizer algo como “Hoje estou grata por (…)”;
  • Tarefas diárias ou semanais;
  • Objetivos que tenhas ou metas que pretendas atingir;
  • Sentimentos atuais, tanto negativos como positivos;
  • Como correu o teu dia – se fizeres de manhã podes falar do dia anterior, e caso o faças ao fim do dia podes escrever sobre como o dia anterior correu;
  • Escrita livre – consiste em falares sobre o que tu quiseres e te apetecer sem qualquer culpa. O caderno é teu, pessoal e só tu tens acesso a ele por isso está tudo bem.

Beneficios do journaling

Aprenderes como fazer journaling traz-te bastantes benefícios. Reduz o teu stress e os teus níveis de ansiedade, ajuda-te a dormir melhor, aumenta o teu autoconhecimento e a tua criatividade, entre muitos outros.

Para além disso, auxilia-te num futuro quando estiveres a passar por algo que já passas-te. Podes sempre voltar atras no caderno, ver aproximadamente o tempo em que passas-te por isso no passado e ir lá ver como conseguiste superar e lidar com isso.

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