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Aprende a lidar bem com o tempo que tens disponivel!

17 Fevereiro, 2020
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Aposto que se estás a ler isto, és daquelas pessoas que diz constantemente “Eu não tenho tempo”. 

Usas isso como uma resposta e desculpa para quase tudo e principalmente para te justificares-te a ti mesma? 

Espero ajudar-te agora!

A verdade é que todas as pessoas à minha volta são assim, e até eu, por vezes dou por mim a sê-lo também.

Sonhamos e queremos ter tudo, mas nunca temos tempo para nada? 

Chega de desculpas!

1º – Um dos principais passos que tens que dar é começares por achares um método de organização realmente eficaz e que se adapte com a tua personalidade. 

Na tua agenda ou no teu planner (o que seja que te esteja a ajudar na tua organização) tens de dividir por horas. 

BULLET JOURNAL- O QUE É?

Ao inicio pode parecer um pouco estranho mas vai ser mais fácil para te adaptares numa fase inicial. 

Divides tudo por horas, por exemplo, 9h00 até às 10h00 e planeias o teu dia e a tua semana, colocando as atividades que tens a fazer em cada hora.

Com isto, vais começar a ganhar muito mais tempo. 

Vais te sentir muito mais comprometido/a contigo mesma e quando te aperceberes em poucas horas tens tudo o que devias ter, feito e tens tempo de sobra. 

2º Trata todas as tuas obrigações de igual forma.

O que quero eu dizer com isto? 

O tempo não estica, de forma alguma, e tu não podes dar prioridade a umas coisas e a outras não. 

Para tudo tem de haver um equilíbrio

Se andas a estudar e a trabalhar ao mesmo tempo, é porque precisas de ambas as coisas: de uma fonte de conhecimento e de uma fonte de rendimento. 

Ora, se deres mais “valor” ou deres prioridade aos estudos face ao trabalho, facilmente te vais abaixo no teu emprego e és despedido. 

Caso contrário, se deres prioridade ao trabalho face à escola ou à faculdade, o que vai acontece é que facilmente vais ter de ficar mais anos a estudar.

Isto, adapta-se a tudo na tua vida. 

Precisas de organizar o teu tempo de forma igual. 

3º Esquece as multitarefas. 

Quando tens de fazer alguma coisa fá-lo, mas só aquilo. 

Aquela ideia de algumas pessoas conseguirem fazer muitas coisas ao mesmo tempo não é verdade. 

Se estiveres focado/a no que tens para fazer numa determinada hora e só e apenas naquilo, vais demorar muito menos tempo a fazê-la. 

Enquanto que, se estiveres a fazer tudo ao mesmo tempo, não te vais conseguir focar em atividade nenhuma e vai ser apenas uma perda de tempo.

4º Define bem o que é urgente e prioritário nos teus dias.

No outro dia, no meu instagram partilhei uma fotografia que adaptei de um livro que li “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes”. 

É fácil de o fazeres. 

Fazes um quadrado grande e divides em quatro. 

Na linha vertical pões “urgente” e “não urgente”, e na linha horizontal “importante” e “não importante”. 

  • Urgente e importante: Problemas urgente ou com data marcada. 
  • Urgente e não importante: Desenvolver relacionamentos, fazer um planeamento e identificar novas oportunidades. 
  • Não urgente e importante: interrupções, chamadas telefónicas e reuniões. 
  • Não urgente e não importante: pequenas tarefas, atividades que sejam uma perda de tempo e atividades agradáveis. 

Aplica estas dicas no teu dia-a-dia e partilha comigo se tiveste resultados que querias. 

Caso tenhas algum que não esteja aqui e que sintas que resulta muito bem contigo, deixa nos comentários para todos termos acesso! 

 

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