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como manter a calma

Como manter a calma

15 Fevereiro, 2019

Desde sempre que sou uma pessoa bastante nervosa e stressada, seja com coisas mínimas ou não e cada vez mais tenho vindo a tentar ser uma pessoa melhor e a melhorar este aspeto em mim porque é algo que me perturba muito.

Eu fico stressada por uma situação e se noto que estou stressada ainda fico mais, olha que bom.

Sei que há muita gente assim como eu, então decidi partilhar contigo hoje algumas técnicas que tenho usado e que efetivamente me têm ajudado.

1- Pensa na situação que te está a chatear

  • Calma, eu sei que isto parece muito vago e que neste momento te deves estar a perguntar “então mas se seu pensar mais nessa situação não fico ainda mais stressada/o?” e a resposta é: depende da maneira com que penses. Ou seja, eu digo isto imensas vezes às pessoas com quem me dou, que é: aceita a situação que te está a perturbar e isto é muito importante porque muitas vezes temos tendência de ignorar e isso efetivamente não te faz bem.
  • Pára e pensa “ok, isto está a acontecer, e tinha de acontecer, tudo bem mas e será que vale a minha preocupação e stress a este nivel?”

2- Pensa positivo

  • Tenho muito aquela ideologia de que nada acontece por acaso e uso muito isso no dia a dia, seja nos bons ou nos maus momentos.
  • Não há coincidências e tens que aceitar que, seja qual for a situação pela qual estas a passar ou seja o que for que te está a deixar mal, te vai trazer algo bom, nem que seja um pouco mais de desenvolvimento pessoal/crescimento pessoal. Passas por uma situação uma vez, se voltares a passar por a mesma uma segunda vez já vais agir de forma diferente certo? Pelo menos já não há aquele “choque” inicial. E então, isso não é bom?
  • Tudo na nossa vida nos traz aprendizagem, e cabe te a ti olhar para as situações com uma perspetiva de crescimento e necessidade e não de rancor, preocupação e negatividade.

3- Faz algo que gostes

  • Pensa em algo que te acalme, seja ouvir musica, ver vídeos no youtube, trabalhar, ler, passear, estar com a tua família/amigos, seja o que for e faz isso. Ao fazeres algo que gostas vais automaticamente acalmar te sem te aperceberes porque estas a fazer algo que te transmite tranquilidade.

4- Não te acomodes

  • A meu ver, esta secalhar é a dica mais importante que tenho que te transmitir.
  • Muitas vezes quando temos um dia mau, quando não estamos bem temos muito a tendência para pensar “Amanhã é um dia melhor, vou dormir e vai ficar tudo bem” e no dia seguinte pensamos o mesmo, e assim por diante e isto não pode ser. Amanha só é efetivamente um dia melhor se TU fizeres por isso, porque senão garanto te que vai ser igual, ou pior até pois de dia para dia vais acumulando (stress, magoa, nervos, etc) e é isso que queres? Entrar num buraco sem fundo? Não.
  • Quando por momentos te apetecer ignorar o que está a acontecer e pensar que o futuro tudo resolve lembra te disto que te disse e ergue a cabeça fazendo o que disse já lá em cima.

5- Olha à tua volta

  • Penso imenso nisto confesso, e agora pensa tu comigo por favor.
  • Seja qual for a situação pela qual estas a passar, nunca pensaste que existe tanta gente numa situação bem pior que a tua? E essas pessoas? Estão a chorar ou a queixar se? Bem, secalhar não e estão a aceitar que aquilo aconteceu com elas e a aprender a viver com isso e tu devias fazer o mesmo.
  • Vamos supor, que discutes com a tua mãe e estas muito enervada/o, ok, mas e já pensaste na quantidade de pessoas que dava tudo para discutir com a mãe que secalhar nunca conheceu? Pensa nisto, seja numa situação idêntica a esta ou não.

Leva a vida com mais tranquilidade e espero que este post te ajude de certa forma em alguma situação da tua vida. Adorava que partilhasses comigo aqui nos comentários o que costumas fazer quando te sentes mais nervosa, stressada ou quando tens um dia não. 🙂

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