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Como não procrastinar

22 Março, 2019

Se estás a ler este artigo é porque definitivamente sentes que há alturas da tua vida ou dos teus dias em que estás a procrastinar e isso não te permite atingir o que desejarias.

Hoje venho ajudar-te a seres mais produtivo e a deixares a procrastinação de lado.

O que é a procrastinação?

A procrastinação é basicamente o adiamento de uma ação.

Visto desta perspetiva pode não parecer assim tão mau, mas acaba por ser porque maior parte das vezes deixas para o dia seguinte o que podias fazer no próprio dia, e esse amanhã nunca sabes quando é. Pior, é que pelo menos eu, depois, quando me apercebo que durante o dia em algum momento não fiz algo que devia ter feito fico me a sentir pessimamente mal comigo mesma.

A meu ver, a procrastinação é um ciclo vicioso, a partir do momento em que adias pela primeira vez algo, vais sentir que tudo pode ser adiado porque não há mal nenhum nisso.

Porque é que somos tão “atraidos” pela procrastinação?

O que acontece muitas vezes é que nós, enquanto, seres humanos, somos atraídos pela ideia de parar tudo e seguir a nossa impulsividade natural que implora o nosso prazer imediato.

Nós estamos habituados a viver por impulso, e a dar importância ao que é urgente e não ao que é prioridade, e isto é o que nos leva à procrastinação e o que acontece muito frequentemente também é dar-mos desculpas a nós mesmos, como “é só hoje”, “eu também mereco” ou “amanha tenho tanto tempo”.

Soluções que te vão ajudar

  • Descobre/Pensa no que te motiva. Há sempre algo que te faz manter aqui, por isso pensa no teu porquê.
  • Define as tuas prioridades.
  • Define os teus objetivos. É muito importante teres um objetivo para teres uma melhor capacidade de manter o foco e a motivação.
  • Cria uma rotina. Um hábito é composto por três elementos: lembrete, rotina e recompensa. O lembrete, neste caso, serve como uma atividade que te faça associar ao teu objetivo. Por exemplo, eu sei que todos os dias tenho de beber uma chávena de café de manhã para conseguir ter mais energia para estar no meu blog e trabalhar nele durante um periodo de tempo no meu dia e isso automaticamente torna-se uma rotina minha de associação. A rotina é o que eu desejo ter e a recompensa é o vosso feedback. A recompensa pode ser muitas coisas, inclusive, algo que queres muito comprar ou que queres muito fazer já há algum tempo.
  • Compromete-te contigo mesma. Escreve, ou olha-te ao espelho e diz alto o teu objetivo e o que tu queres, e diz também qual a recompensa que queres e pensa nisto TODOS os dias. Isto é bastante importante, porque a partir do momento em que tu te comprometes contigo, se falhares vais te sentir tão mas tão mal que não vais querer voltar a ter aquele sentimento.
  • Não arranjes desculpas. Sempre que por algum motivo te vier à cabeça alguma desculpa para não fazeres algo, por favor, pensa no teu porquê, pensa neste post ahaha e pára por 5 segundos e diz “não, eu tenho que fazer isto, e agora”.
  • Olha para os outros. Uma coisa que me motiva é olhar para pessoas bem sucedidas, porque me faz pensar “Caramba, se ela/ele consegue, porque raio é que eu não ei de conseguir?” e isto motiva-me bastante.
  • Acorda cedo. Não há desculpas para não acordares cedo e se tens dificuldade em adormeceres e isso te faz acordar tarde, clica aqui.
  • Compra uma agenda ou usa um caderno que anda aí espalhado pela tua casa e começa a apontar tudo o que tens para fazer de manhã ou no dia anterior e conforme fores realizando as atividades vai fazendo um certo ou riscando.

Espero que este post te tenha sido útil e conta-me o que fazes para não procrastinares nos comentários.

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2 Comments

  • Armanda Barbosa

    Eu sou perita nisso 😐 Passo a vida a dizer “amanhã volto as corridas” é sempre amanhã e todos os dias tenho uma desculpa nova, é incrivel 😐

    Sonha mas Realiza

    22 Março, 2019 at 16:06 Reply
    • Marta Arsénio

      Tenta seguir as dicas que dei aqui no post, tenho a certeza que vais conseguir mudar e depois conta-me 🙂
      Um beijinho enorme!

      23 Março, 2019 at 20:50 Reply

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