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como não procrastinar

Aprenda como parar de procrastinar, passo-a-passo

22 Março, 2019

Sentes que há dias que por muito que tentes não consegues fazer nada? Aprende aqui como parar de procrastinar!

Aquela ideia de deixar tudo para o dia seguinte, porque, o “amanhã” é muito longo está completamente errada.

Aliás, isso só vai atrasar o alcance nos teus objetivos!

Como parar de procrastinar

O que é a procrastinação?

A procrastinação é basicamente o adiamento de uma ação.

Visto desta perspetiva pode não parecer assim tão mau, certo?

Contudo, acaba por ser. Isto, porque maior parte das vezes deixas para o dia seguinte o que podias fazer no próprio dia, e esse amanhã nunca sabes quando é.

Pior, é que depois, quando te apercebes que durante o dia em algum momento não fizeste algo que devias ter feito e que só procrastinas-te, ficas te a sentir pessimamente mal contigo mesma.

A meu ver, a procrastinação é um ciclo vicioso, a partir do momento em que adias pela primeira vez algo, vais sentir que tudo pode ser adiado porque não há mal nenhum nisso.

Porque é que somos tão “atraidos” pela procrastinação?

O que acontece muitas vezes é que nós, enquanto, seres humanos, somos atraídos pela ideia de parar tudo e seguir a nossa impulsividade natural que implora o nosso prazer imediato.

Nós estamos habituados a viver por impulso, e a dar importância ao que é urgente e não ao que é prioridade, e isto é o que nos leva à procrastinação e o que acontece muito frequentemente também é dar-mos desculpas a nós mesmos, como “é só hoje”, “eu também mereco” ou “amanha tenho tanto tempo”.

Vê também: Como podes definir e atingir os teus objetivos.

Pensa no que te motiva

Teres bem definido na tua cabeça o que te motiva é bastante importante.

Por exemplo, se estás na cama e sabes que tens de ir estudar, o que é que te motiva a fazê-lo?

Possivelmente, o teu curso, a matéria que estás a estudar, ou até mesmo algo que queiras atingir futuramente.

Se trabalhares é igual, o que te motiva é receberes o teu ordenado no final do mês, ou fazeres o que amas, certo?

Tem um bom planeamento

Fiz um artigo todo dedicado a este tema que considero bastante completo.

Vai lá, lê, e volta aqui para voltarmos ao nosso passo-a-passo de como parar de procrastinar.

Como fazer um bom planejamento !

Define as tuas tarefas e objetivos

É muito importante teres um objetivo para teres uma melhor capacidade de manter o foco e a motivação.

Agarra no caderno ou agenda onde te planeaste, e define todas as tuas tarefas para o dia de hoje e para a semana em questão.

Define as tuas prioridades

Após o planeamento feito, e os objetivos e tarefas traçados, precisas de definir as tuas prioridades.

Estabelece o que é mais importante e urgente.

Tenho uma tabela no meu instagram que te pode ser muito útil.

Desta forma, vais fazer primeiro o que é importante e mais urgente, depois o que é urgente mas não tão importante, e por aí adiante.

Isto porquê?

Para não caíres no erro de estares a fazer algo que não seja nem importante nem urgente, e deixares o que é para o dia seguinte.

Não há desculpas, e depois de estar feito então ainda é melhor.

Cria uma rotina

Este não é de todo um processo fácil, mas, depois de feito torna tudo muito mais fácil.

Um hábito é composto por três elementos: lembrete, rotina e recompensa.

O lembrete, neste caso, serve como uma atividade que te faça associar ao teu objetivo. Por exemplo, eu sei que todos os dias tenho de beber uma chávena de café de manhã para conseguir ter mais energia para estar no meu blog e trabalhar nele durante um periodo de tempo no meu dia e isso automaticamente torna-se uma rotina minha de associação.

A rotina é o que eu desejo ter e a recompensa, ou seja, é o vosso feedback.

A recompensa pode ser muitas coisas, inclusive, algo que queres muito comprar ou que queres muito fazer já há algum tempo.

Para mim, esta é a chave que a longo prazo te mostra como parar de procrastinar é tão importante.

Compromete-te contigo mesma

Escreve, ou olha-te ao espelho e diz alto o teu objetivo e o que tu queres.

Diz também qual a recompensa que queres e pensa nisto TODOS os dias.

Isto é bastante importante, porque a partir do momento em que tu te comprometes contigo, se falhares vais te sentir tão mal contigo própria/o que não vais querer voltar a ter aquele sentimento.

Nao há desculpas

Sempre que por algum motivo te vier à cabeça alguma desculpa para não fazeres algo, por favor, pensa no teu porquê.

Pensa neste post também ahaha e pára por 5 segundos e diz “não, eu tenho que fazer isto, e agora”.

Não há desculpas para quem quer atingir os seus objetivos.

Acorda cedo

Não há razões para não acordares cedo e se tens dificuldade em adormeceres e isso te faz acordar tarde, clica aqui.

Há 2 livros que eu considero super úteis adquirires, que são, “O milagre da manhã” e o “Clube das 5 da manhã”. Podes comprar AQUI.

Esses são os livros que li que me ajudaram a perceber efetivamente bem a importância de acordar cedo.

Este é o passo mais difícil para mim mas com disciplina, tudo se alcança!

São alguns passos, mas acredita que com a prática e com disciplina, consegues alcançar o que quiseres e ficar a perceber como parar de procrastinar afinal é fácil!

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2 Comments

  • Armanda Barbosa

    Eu sou perita nisso 😐 Passo a vida a dizer “amanhã volto as corridas” é sempre amanhã e todos os dias tenho uma desculpa nova, é incrivel 😐

    Sonha mas Realiza

    22 Março, 2019 at 16:06 Reply
    • Marta Arsénio

      Tenta seguir as dicas que dei aqui no post, tenho a certeza que vais conseguir mudar e depois conta-me 🙂
      Um beijinho enorme!

      23 Março, 2019 at 20:50 Reply

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