Pin It
0
como sair da zona de conforto

Como sair da zona de conforto – tudo o que precisas de fazer

2 Outubro, 2020

Para seres bem sucedida/o em qualquer área da tua vida, vais ter de entender como sair da zona de conforto. Estares confortável com o que tens sem quereres mais por medo de errar ou falhar é dos acontecimentos mais comuns hoje em dia, e também dos mais prejudiciais.

O teu subconsciente tem o poder de criar possíveis cenários que podes encontrar, a partir do momento em que pensas no desconhecido. Este, mesmo antes de acontecer não passa de ser uma imaginação tua e da tua mente.

Vê também: 6 conselhos para te tornares uma pessoa melhor.

Ires pelo desconhecido é sinónimo de medo, angustia, possível falhanço e ansiedade. Por essa razão é que a maior parte das vezes as pessoas optam por se manterem pelas rotinas que já têm inseridas no seu dia-a-dia.

Insanidade é procurar resultados diferentes fazendo sempre a mesma coisa.

Como sair da zona de conforto

O que é a zona de conforto?

Penso que com o que te disse em cima ficas-te familiarizada/o com o significado da expressão. Contudo, esta pode ser caracterizada como uma situação ou estado de espirito que tem como objetivo não te fazer manifestar medo nem desconforto.

Ou seja, alguém que esteja na sua zona de conforto, fica dentro de uma “falsa bolha” onde não ocorrem coisas que a possam deixar desconfortável, com medos ou angustia, mas sim, confortável e satisfeita.

Porque é importante saíres da zona de conforto?

A verdade é que tu ao entrares numa zona de conforto nunca vais conseguir explorar a fundo todo o teu potencial, ou seja, não consegues evoluir.

O crescimento vem com o arriscar e com o enfrentar e encarar os medos tal e qual como eles são. Aliás, tu só consegues efetivamente crescer e evoluir enquanto pessoa a partir do momento em que enfrentas e ultrapassas certos medos.

Tens o sonho de criar um projeto, mas tens medo de tirar um curso e reprovar, ou tens medo de entrar nele a pé juntos e ser um fracasso. Se nunca tentares ultrapassar essas ou outras barreiras nunca vais saber o que vai acontecer, e quer tu tenhas sucesso ou não, é uma forma de cresceres.

Como sair da zona de conforto

1- Conhece os teus medos

O que te faz não querer sair da zona de conforto são precisamente os teus medos. A partir do momento que descobres de onde eles vêm torna-se muito mais fácil para ti enfrentá-los e superá-los.

2- Conhece bem o que precisas de melhorar

Existe alguma coisa que tu precises de melhorar a fim de conquistares e atingires o que pretendes? É muito importante que tenhas a resposta a esta pergunta bem assente na tua mente.

Se tu és tímida e sabes que precisas de melhorar isso é necessário estipular um caminho para tal. Para isso, há que saber bem quais os pontos a melhorar, senão dificilmente consegues entender como sair da zona de conforto.

3- Entende que a escolha é tua

Sair da zona de conforto é um desafio dos grandes e nem sempre pensas que é uma escolha tua. Para não caíres no erro de voltares atrás seja em que circunstancia for, tem bem ciente em ti que não é só escolher, tens de realmente querer sair da mesma e lidar com tudo o que venha posteriormente.

4- Acredita em ti e no teu potencial

Acreditares em ti e em tudo aquilo pelo qual és capaz é fundamental. Como é que pensas em mudar e melhorar se nem tu acreditas nisso? Tens de ser a primeira a dizer ao espelho “Eu posso, eu quero, eu consigo.” Esta simples frase já me ajudou bastante a superar os meus medos e a sair da minha zona de conforto. Tu és o que dizes e se te habituares a mudar um pouco o teu vocabulário e o que dizes no teu dia-a-dia vais ver que se torna muito mais fácil para ti atingires o que desejas.

5- Não enfrentes isto sozinha/o

Todos nós gostamos de ter um apoio certo? Aliás, eu além de gostar de ter um apoio sempre, também gosto bastante que me procurem para ser o apoio das pessoas. Acontece que, neste tipo de situações do desconhecido e em que tens de enfrentar os teus medos, é importante não o fazeres sozinha/o. É importante haver lá sempre alguém que te relembre do que és capaz e do enorme potencial que tens. Caso não o faças, a probabilidade de desistires a meio é mais elevada.

Espero que este artigo te tenha sido útil e que agora compreendas um pouco melhor como sair da tua zona de conforto. Não é fácil, principalmente na primeira vez que o fores fazer, contudo, depois vais ver que valeu sempre a pena.

Previous Post Next Post

Também podes gostar

Leave a Reply