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Falta de autoconfiança – como a superar e lidar com ela

2 Maio, 2020
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A forma como te vês a ti define-te. Quando acabares de ler este artigo considero que estás apta/o a saber como superar a falta de autoconfiança. 

O autoconhecimento nesta fase é bastante útil, pois, quanto melhor te conheceres, mais fácil se torna saberes que ferramentas te são úteis aplicares nas diversas situações, entre elas, na tua falta de autoconfiança.

Caso ainda não tenhas adquirido o ebook que eu criei para ti de forma gratuita sobre autoconhecimento, podes sempre fazer o download dele AQUI.

Como superar a falta de autoconfiança

A autoconfiança é o primeiro requisito para as grandes realizações. – Samuel Johnson

O que é a autoconfiança?

Autoconfiança é a confiança que tens nas tuas próprias capacidades. 

Teres um nível de autoconfiança bom é bastante importante para conseguires atingir o sucesso que queres e todos os teus objetivos. Isto, porque te sentes muito mais capaz e confiante de que tudo vai correr da melhor forma.

Confiares em ti própria/o é a chave para conseguires estar em qualquer situação sem qualquer tipo de medo ou desconforto.

Comportamentos comuns de pessoas com falta de autoconfiança

  • Sentimento de que não são capazes de atingir nada do que pretendem.
  • São reservadas e “fecham-se” muito, ou seja, não se dão a conhecer e preferem estar no canto delas.
  • Estão constantemente a achar defeitos nelas próprias.
  • Ficam presos a situações e pessoas do passado mais facilmente e durante muito tempo.
  • Apresentam uma excessiva preocupação com situações que ainda nem aconteceram.
  • Comparam-se com outras pessoas, ao invés de as verem apenas como uma inspiração.

Vê também: Dicas para aumentares a tua resiliência!

Falta de autoconfiança nos relacionamentos

O que é que tu precisas para confiares em qualquer pessoa?

Para começares a confiar em alguém tu precisas de ter um vinculo com aquela pessoa, conhecê-la e entendê-la. O mesmo acontece contigo!

A autoconfiança nos relacionamentos é essencial, porque a partir do momento em que tu não tens uma boa autoconfiança em ti, isso vai-se refletir muito em algumas situações conjuntas, seja com a tua família, amigos ou um namorado/a.

Algo que podia ser irrelevante, tu sem te aperceberes dás demasiada importância e fazes com que isso te “consuma” demasiado. Claramente que qualquer situação mínima em que a importância dada seja grande desestabiliza facilmente uma relação.

Além disto, algo muito comum também é o facto de criares muitas vezes na tua cabeça cenários que não aconteceram mas que tens medo que aconteçam. Isto acontece porque a falta de autoconfiança te torna muito insegura.

É teres a sensação de que tudo à tua volta que gostas muito pode ser facilmente tirado de ti quase como se fosse uma sensação de ameaça constante.

Há uma série de pensamentos destrutivos juntamente com um complexo de inferioridade.

Este hábito de desconforto e descontentamento constante que a falta de autoconfiança provoca, facilmente abala um relacionamento, seja ele de que tipo for. Daí ser tão fundamental saberes como superar a falta de autoconfiança.

A mudança começa em ti. Refiro isto em vários artigos, vários posts nas redes sociais e mesmo quando estou a falar com alguém e cada vez mais consegues verificar isso aqui.

Dicas para aumentar a autoconfiança

Aprende a aceitares-te tal e qual como és

A partir do momento em que te aceitas da forma que és, com o corpo que tens, com a cara que tens, o maneira de ser que tens, tudo à tua volta parece que muda.

Tenho um artigo aqui no site onde falo SÓ sobre isto e como podes começar a fazê-lo por ti, por isso carrega AQUI para o leres e voltares para veres o resto.

Identifica a situação que te deixa mais vulnerável

Qual é a situação/contexto que te está a deixar insegura/o?

Está ligado à tua carreira profissional? Aos teus estudos?

Agarra num papel que tenhas à mão e escreve a resposta.

É extremamente necessário tu identificares o que é que mais te deixa assim, porque depois de identificares é muito mais fácil conseguires arranjar e definir todas as ferramentas de que necessitas para trabalhar o aumento da tua autoconfiança nesses momentos.

Depois disto, analisa se o que te está a deixar assim se deve a um fator interno ou a um fator externo.

Há pessoas que colocam toda a sua autoconfiança noutra pessoa ou numa situação especifica. Por exemplo nos relacionamentos amorosos, isso é muito comum acontecer. Se por acaso, aquela pessoa sai da vida dela, a insegurança aparece em triplo. A autoconfiança tem de vir de ti, e não de algo que tu não tens como garantido que pode durar ou ficar contigo permanentemente.

Termina de vez com os pensamentos negativos

Costumo dizer que todos nós temos dois tipos de vozes: a sábia e a negativa.

A sábia é a que deve prevalecer sempre de uma forma constante, e a negativa é a que podes facilmente eliminar.

Como?

O que eu aconselho é que coloques um post-it num sitio que saibas que vás olhar todos os dias, e que todos os dias ao acordar digas “eu consigo” ou “eu sou capaz”. Isto pode parecer tonto numa primeira visão, mas, nós somos aquilo que pensamentos e que consumimos diariamente.

Ora, se tu diariamente disseres só palavras positivas e confiantes, vais te tornar uma pessoa positiva e confiante a longo prazo.

Aprende mais sobre algo que te apaixone

A autoconfiança está relacionada com competências.

Isto faz todo o sentido, porque, a partir do momento em que tu procuras aprender mais sobre um determinado assunto, tornas-te mais confiante em relação a ele e consequentemente em relação a ti própria/o.

Hoje em dia existem variadas formas de aprenderes mais e adquirires mais competências sobre algo que te apaixone. Tens o YouTube que hoje em dia explica e ensina tudo, e tens várias plataformas online que te permitem tirar vários cursos online, em que alguns são gratuitos.

Faz isso, e de uma forma consistente e persistente.

Melhora a tua postura

A postura que tu tens diariamente pode influenciar muito a tua autoconfiança.

Se tu estás constantemente com uma postura fechada, a olhar para baixo e de cariz baixo, vais fazer com a tua autoconfiança permaneça.

Por isso, quando estiveres perante uma situação ou um contexto em que te sintas desta forma, em vez de caíres na tendência de ficares com a postura que referi em cima, abre o teu tronco, eleva a tua cabeça (atenção que elevar não é pôr a cabeça para trás!), olha nos olhos das pessoas se for com elas que te sentes insegura, ou olha para a situação em si caso seja esse o caso e imagina-te a ser autoconfiante.

Concluindo, como superar a falta de autoconfiança não é fácil, mas, se puseres em prática estas dicas que te dei todos os dias, acredita que daqui a uns tempos vais ver uma diferença brutal!

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