0
dicas para ganhar mais tempo no dia-a-dia

Dicas para ganhar mais tempo no dia-a-dia

4 Março, 2021

Todos temos as mesmas 24 horas disponíveis, mas nem todos tomamos a decisão de usar as mesmas a nosso favor e da melhor forma possível. Aqui vais conseguir ver e aplicar algumas dicas para ganhar mais tempo no dia-a-dia.

De certeza que já tiveste aquela sensação do género: “Bolas, se o dia tivesse 25 horas dava-me muito mais jeito que tenho ainda muita coisa para fazer!” É daquelas frases típicas que passa pela cabeça de todos nós. Quando chegares ao fim deste artigo vais conseguir ver que 24 horas dão perfeitamente se fizeres tudo da forma correta.

Vê também: Como lidar bem com o tempo que tenho disponível.

Dicas para ganhar mais tempo no dia-a-dia

Usa tempo nas tarefas

Usares tempo nas tarefas que estás a realizar é uma estratégia muito boa porque estás a obrigar-te a executar a mesma num intervalo de tempo especifico. Vais colocar automaticamente e sem te aperceberes mais pressão para fazeres aquilo num espaço de tempo mais curto.

Podes fazer/escrever por exemplo: “14h-14h15: ligar à minha amiga x”.

Isto parece irrelevante, mas a verdade é que faz total diferença depois. Se tu usas algo e não arrumas logo, ao fazeres isto frequentemente, vai chegar a uma determinada altura em que vais ter uma secção completamente desarrumada e desorganizada.

Com isto, provavelmente, depois vais ter de retirar uma tarde ou um dia inteiro para organizar isso, enquanto que, já se podia ter evitado caso fizesses o indicado inicialmente.

Acaba com as tuas desculpas

A maior parte das vezes, o problema nem está no pouco tempo que tens mas sim nas desculpas que dás para não executares o que tens planeado e não priorizares as tarefas como deve de ser.

Há tempo para tudo. Quando te comprometes contigo a estar a fazer seja o que for, não permitas que as desculpas te venham à mente.

Dicas para ganhar mais tempo no dia-a-dia.

Aproveita o multitasking quando consegues

“Eu não consigo ser multitasking, para mim tem de ser uma coisa de cada vez (…)”

Efetivamente, não consegues estar a escrever sobre frutas e a ler sobre carrinhos de bebés ao mesmo tempo que uma das coisas (ou ambas) irão sair prejudicadas.

Apesar disso, há situações em que consegue perfeitamente conjugar tarefas de forma a que consigas ganhar mais tempo no teu dia-a-dia.

Por exemplo, enquanto estás a fazer o almoço, podes ir lavando a loiça do pequeno-almoço. A comida demora o seu tempo a ser confeccionada, por isso, durante esses “espaços livres” podes aproveitar para adiantar outras tarefas que tens de fazer, de forma a, posteriormente ganhares tempo.

Pensa nas tuas refeições diárias previamente

Esta é uma das dicas para ganhar mais tempo no dia-a-dia um pouco mais focalizada para quem cozinha as suas próprias refeições. Contudo, se não fores essa pessoa ainda, vais ser daqui a uns tempos e até lá podes partilhar com quem achas que precisa!

Quanto tempo já perdeste a pensar “O que é que vou fazer hoje para o meu jantar?” Imagino que imensas vezes, e isto faz-te perder demasiado tempo. Ainda por cima, hoje em dia, a maior parte das pessoas já vê receitas no Instagram e o que acaba por acontecer é que ires para uma rede social enquanto tens algo para fazer urgente é meio caminho andado para entrares no ciclo da procrastinação.

Escolhe um dia da semana e com calma planeia as tuas refeições diárias para aquela semana. Desta forma até vai ser muito mais fácil para ti na altura de ires às compras de supermercado porque já vais a saber o que vais cozinhar, ou seja, ganhas tempo também nas compras!

O supermercado só precisa de ti 1x por semana

Com a diversidade de supermercados e com a tamanha oferta e promoções em artigos constantes que fazem, é comum te perderes e quereres ir a cada um deles buscar algo durante a tua semana.

A maior parte das vezes nem te faz falta (estás a aderir ao consumismo), mas, o pior é o tempo que estás a perder. No ponto em cima, disse-te que era importante pensares nas tuas refeições para a semana, por isso, depois de pensares nelas, vê o que precisas de comprar, faz uma lista e escolhe UM dia da semana para ires comprar tudo. Vai ajudar-te muito a ganhares tempo e a poupares dinheiro até.

Previous Post Next Post

Também podes gostar

Leave a Reply