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Hábitos de Autocuidado

Hábitos de Autocuidado – 12 para implementares na tua rotina

14 Setembro, 2020

Ao longo dos anos tenho me vindo a aperceber que o desenvolvimento pessoal e o autocuidado se relacionam bastante. Hoje em dia a tua vida é uma correria e se não souberes ou conseguires cuidar de ti, muitos fatores vão ser afetados na mesma de uma forma direta ou indireta. Por essa razão é que te estou a partilhar 12 hábitos de autocuidado para implementares na tua rotina.

Maior parte das pessoas coloca a família, o trabalho, os animais, as preocupações diárias, um relacionamento (seja amoroso ou de amizade) ou um negócio próprio à sua frente. Primeiro vem isto tudo, e depois se houver tempo (que raramente ou nunca há) é que se coloca em si própria/o.

Não importa o que tu colocas antes de cuidares de ti. Tens é de saber ter prioridades e o autocuidado tem de ser uma delas, caso queiras manter a tua saude mental saudável e equilibrada.

Este de uma forma muito simples é o saberes tirar tempo para ti de forma consciente. Precisas de implementar hábitos diários e mensais na tua vida que te permitam viver de uma melhor melhor e mais feliz.

12 Hábitos de Autocuidado para implementares na tua rotina

1. Adquire o hábito do journaling

Lembras-te de quando eras mais nova/o e usavas um diário para escreves o que querias e o que te vinha à cabeça? Isso também é possível fazeres com a idade que tens de momento.

O hábito do journaling é passares para o papel todos os teus sentimentos que estás a ter numa dada altura, assim como, algumas das coisas pelas quais te sentes grata/o de momento.

Isto ajuda-te a livrares-te de sentimentos negativos como nervos, raiva, stress ou frustração que possas estar a sentir.

2. Lê um bom livro

Leres, nem que seja meia hora a uma hora por dia é a melhor maneira de encontrares conhecimento, motivação e força de vontade quando sentes que a tua mente está desorganizada.

Os livros transmitem-te conhecimento, dicas e estratégias que postas em prática podem te ajudar em diversas áreas da tua vida. Para mim, é um dos hábitos de autocuidado que eu mais pratico.

3. Pratica o positivismo contigo própria/o

Tu és o teu maior critico. Existem diversos momentos em que a tua voz interior pode ser a tua maior inimiga.

Verifica como está a tua autoconfiança e posiciona-te melhor em relação a ela dizendo diariamente afirmações positivas acerca de ti própria/o. Se não te amares e aceitares tal e qual como és, quem é que vai amar e/ou aceitar?

Vê também: Como aumentar a auto estima e confiança.

Tu és aquilo que dizes. Por essa razão, mesmo que inicialmente tu não acredites naquilo que estás a dizer, mais tarde, com a prática vais começando a acreditar e a gostar mais de ti.

4. Medita

Se tu, todos os dias (ou quase todos) tomas banho para tirares a sujidade do teu corpo, porque razão é que não meditas para libertar a tua mente de pensamentos negativos e outras coisas menos boas?

Meditar é uma prática muito simples e benéfica se for feita a longo prazo. Além disso, existem diversas aplicações ótimas para a exerceres, assim como, videos/audios no YouTube. Para mim é dos melhores hábitos de autocuidado.

5. Está com pessoas que te fazem bem

És diretamente influenciado nos teus comportamentos, decisões e atitudes pelas pessoas que te rodeiam. Dado isto, é importante que tentes estar o máximo de tempo com pessoas que te façam ser a tua melhor versão e que te passem sentimentos positivos e eliminar as que te fazem o oposto.

Vê também: A importância de eliminares as pessoas tóxicas da tua vida.

6. Apanha sol diariamente

Com isto não te estou a dizer para agora ires para a praia ou para a piscina todos os dias, de forma alguma. Podes sempre tentar ver quais as partes da tua casa em que está a bater o sol a determinada hora e aproveitar.

No meu caso, eu sei que de manhã o sol está a dar na minha sala e não é muito forte, ou seja é suportável estar lá uns 15 a 30 minutos.

A vitamina D faz te e sabe muito bem, além de que traz-te bastantes benefícios tanto a nível de concentração como motivação.

7. Tem uma boa alimentação

Não precisas de ser super rígida/o contigo mesma/o, mas é preciso teres um cuidado acrescido com aquilo que comes diariamente e com os teus hábitos alimentares.

Depois de aprenderes a comer e de te alimentar corretamente, vais ver que até te dá gosto comeres. Saboreares algo já vai ter um outro impacto em ti, já para não falar de tudo o resto, visto que, tu és um reflexo exterior da tua alimentação.

8. Exercita-te

O ginásio não tem de ser a tua primeira opção. Existem diversas maneiras de te exercitares.

Podes optar por ir fazer uma corrida ou uma caminhada, seja de manhã ou ao final da tarde, intercalando de dois em dois dias. Ou seja, dia sim dia não, que é o que eu faço. Quando não te apetecer ou não puderes, procura um video no YouTube e faz alguns exercícios. Recomendo-te este que é o que eu também costumo usar. [Vê aqui.]

9. Tem uma boa rotina para dormires

Teres uma rotina na hora de dormires é ótimo. Evitas todas aquelas situações do género “Eu não consigo adormecer cedo.” e/ou “Eu não consigo acordar cedo.”

Teres uma rotina relativa ao sono traz-te imensos benefícios, entre eles, conseguires ter uma rotina diária produtiva e conseguires ser muito mais focada/o no que estás a fazer.

10. Aprende a fazer uma tarefa de cada vez

Seres uma pessoa multitasking não te é de todo algo benéfico. Isso vai fazer com que nunca consigas terminar nada de uma forma eficaz e eficiente e só te vai trazer ansiedade e stress.

Aprende a fazer listas, a definir prioridades e a fazer cada tarefa na sua vez.

11. Tira um tempo para estares na Natureza

Para recarregares todas as tuas energias não há nada melhor do que ires um momento para um sitio rodeado de natureza. Habitua-te a fazeres as tuas caminhadas ou corridas num sitio cercado pela mesma e vais ver que quando saíres de lá vais sentir-te muito mais leve.

Caso já tenhas um jardim, aproveita-o ao máximo. Faz lá o teu exercício em casa, lê lá um livro diariamente e/ou podes também comer lá quando o tempo estiver favorável. Senão, podes sempre comprar umas plantas e te comprometeres contigo mesma/o a tratares delas.

12. Aprende a abrandar

Se há algum importante é saberes ouvir o teu corpo, os seus limites e o que ele te está a querer dizer. É normal, de vez em quando te sentires pressionada/o pela sociedade a seres quem não és na verdade e a fazeres tudo muito rápido.

É importante lembrares-te que não és nenhuma máquina nem nenhum robô. Por essa razão, ouve o que o teu corpo te está a querer dizer e se aquilo que estás a fazer não o está a prejudicar a ele e consequentemente a ti.

Estes são apenas 12 dos muitos hábitos de autocuidado que podes adquirir. Cuida de ti, a nível fisico, mental e emocional. Tu és a pessoa com que mais lidas, por isso é tão importante que te estimes e cuides de ti da melhor forma.

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