Pin It
0
mindfulness o que é

Mindfulness – o que é quais são os seus benefícios

22 Maio, 2020
*Este post pode conter links de afiliados, o que significa que posso receber uma pequena comissão, sem nenhum custo para si, se você fizer uma compra através de um link!*

Uma palavra que tem sido muito abordada nos dias de hoje. Mas afinal, mindfulness o que é? 

Já desde algum tempo que este tema tem sido falado e abordado. O que é certo é que maior parte das pessoas não sabe o que é nem tem conhecimento acerca dos seus benefícios.

Hoje, neste artigo vou-te dar a conhecer o que é efetivamente o Mindfulness e de que forma ele te pode ajudar a melhorares a tua saude, o teu corpo e a tua mente.

Vê também: Cursos de desenvolvimento pessoal

Mindfulness o que é e quais são os seus benefícios

Mindfulness o que é?

Este termo, de uma forma simplificada, é uma palavra inglesa que significa consciência ou atenção plena no presente.

Todos nós, seres humanos, temos uma habilidade que é nata, ou seja, que é inerente a nós próprios, a de estar consciente no momento presente. Caso, não entendas, é simples. A consciência no momento presente é tu prestares atenção ao que estás a vivenciar num dado momento.

No teu dia-a-dia devido a factores externos é normal que essa habilidade vá sendo perdida ou não a notes com tanta facilidade.

Um exercício interessante é tu neste momento pensares, com uma estimativa aproximada, quantos emails e mensagens, tanto via sms como via WhatsApp tens por hábito receber por dia. Além disso, pensa se consideras os teus dias tranquilos.

A verdade é que além dos teus emails, das mensagens que recebes, das redes sociais que te viciam de uma forma extrema, tens a tua família, a tua casa e os teus amigos. Isto faz com que tu estejas constantemente focado no futuro ou no passado. Ou seja, a tua mente está sempre focada ou no passado, ou no futuro e nunca no presente.

Desvantagem de a tua mente não estar no presente.

A principal desvantagem de a tua mente não estar focada no presente é que tu desta forma não consegues vivenciar o que te está realmente a acontecer. A vida é feita de momentos (bons ou maus) e se não lhes prestas atenção, eles passam e nem dás conta.

O mindfulness tem como principal objetivo trazer de volta a habilidade de que já te falei num dos parágrafos anteriores, assim como, ativar o funcionamento da mesma através de treino. Treino este que é desenvolvido através do cérebro.

Então pode-se que concluir que o mindfulness é um treino cerebral de técnicas que vão ativar o teu cérebro de forma a conseguires estar atenta/o ao momento presente.

Beneficios da prática de mindfulness

Penso que já entendes-te que este tem como principal beneficio proporcionar-te um bem estar elevado. Mas bem estar é uma forma muito generalizada para te dar a conhecer os benefícios desta prática.

Muitos dos seus beneficios são:

  • Ajuda-te a te uma melhor compreensão e clareza, tendo em conta aquilo que está a acontecer na tua vida.
  • Proporciona-te uma maior capacidade em resolveres os teus problemas.
  • Dá-te mais foco, mais calma e mais clareza mental.
  • Reduz o teu nivel de stress e ansiedade.
  • Faz-te estar atenta/o às pequenas coisas da vida, o que te torna uma pessoa mais feliz e concretizada.
  • Torna-te uma pessoa menos critica em relação a ti mesma/o.
Previous Post

Também podes gostar

Leave a Reply