Pin It
0
o que é o desenvolvimento pessoal

O que é o desenvolvimento pessoal e para o que é que serve

13 Abril, 2020

Este é um tema pelo qual sou apaixonada, e todos os meus artigos têm isto por base. Por essa razão hoje explico-te efetivamente o que é o desenvolvimento pessoal. 

Caso estejas a pensar em investir no teu desenvolvimento pessoal, tenho-te a dizer que é transformador todo o processo que está por detrás. Vais conseguir sentir-te muito mais feliz, realizada e preparada para atingires o que quiseres.

Vê tambémDicas para conseguires lidar melhor com os teus pensamentos.

Parece coisas a mais e super fácil mas também não é bem assim. Tudo isto requer muito tempo, paciência e dedicação.

Os pré-requisitos para conseguires ter um bom desenvolvimento pessoal são: planejamento, definição de metas e autoconhecimento.

Tal como referi acima, o teu desenvolvimento pessoal é mesmo um processo, que, no caso se o quiseres levar a sério podes vir a ter resultados em ti própria/o extraordinários. Falo por experiência própria.

Se estás preparada/o para esta jornada e queres saber realmente em que consiste o desenvolvimento pessoal, continua a ler, que neste artigo explico-te tudo.

O que é o desenvolvimento pessoal?

A verdade é que não existe nenhuma definição concreta de o que é o desenvolvimento pessoal.

Aliás, uma experiência engraçada que podes fazer é enviar uma mensagem a 5 pessoas diferentes a perguntar o que é para elas o desenvolvimento pessoal. Vais reparar que todas vão dizer palavras e frases diferentes para te darem uma definição.

Para mim, o desenvolvimento pessoal é um processo que visa ajudar-te a atingires todos os objetivos a que te propões e a criares todas as condições necessárias para chegares onde tencionas.

A definição é subjectiva, uma vez que, o teu caminho é único e individual. Ninguém o pode fazer por ti, apenas podes adquirir ferramentas que te podem ajudar a pensar e a refletir.

Para que serve o desenvolvimento pessoal?

Primeiramente, deixa-me dizer-te que como tudo, este tema é um pouco controverso. Da mesma forma que há pessoas que adoram e são obcecadas, existem outras que detestam e acham tudo uma parvoíce. Está tudo bem.

A realidade é que eu tenho a certeza que há alguma área da tua vida que não está da forma que tu gostavas que estivesse, e é por essa mesma razão que provavelmente estás a ler este artigo.

Pode ser a tua saúde, as tuas relações, a tua carreira, a tua independência financeira, a tua gestão de tempo, o teu mindset, as tuas emoções. Há alguma coisa na tua vida que não está como gostarias que estivesse, isso é certo.

Todos nós, sem excepção temos uma área na nossa vida que gostávamos que estivesse de uma certa forma e ainda não está. Eu inclusive também, todos.

O motivo pelo qual ainda não está, é porque tu ainda não tens a capacidade de gerar os resultados que queres.

Ou seja, tu estás num nível da tua vida e queres elevá-lo para outro mais elevado, seja ele qual for tens que te transformar numa pessoa capaz de elevar a sua vida para um outro patamar.

Qualquer próximo nível da tua vida, vai exigir um nível diferente de ti.

De certa forma, já ouviste com certeza alguém ou tu mesma/o a dizer algo que gostarias de melhorar. Contudo, a verdade é que maior parte das pessoas não está disposta a fazer aquilo que é preciso para melhorar e se mudar a si primeiro.

Se tu queres que a tua vida melhore, tu tens de melhorar primeiro, ou seja, tu tens que investir em ti para te tornares nas pessoas capazes de conquistar os resultados que queres criar na tua vida.

Qual é a melhor forma de investires em ti?

A melhor forma de investires em ti própria/o é ires à procura de pessoas que já alcançaram os resultados que queres criar na tua própria vida. Tens que desconstruir os seus pensamentos, os seus hábitos e as suas estratégias.

Após isto, é só modelares tudo e aplicares na tua própria vida.

Eu, no caso, adoro ler livros e a partir deles retirar o máximo de aprendizagens. Tenho imensas recomendações aqui no site e pelas minhas redes sociais. Contudo, o site onde eu os adquiro sempre é na Wook, chegam rápido, não tenho que me deslocar e têm imensa variedade, livros em inglês como em português, livros digitais a livros físicos.

O desenvolvimento pessoal não é um mapa que te vai guiar e dar contigo os passos até atingires o que queres e desejas. Ele é o próprio caminho que tu percorres.

Não vai ser de todo um processo fácil que vais adotar, vai ter altos e baixos, como tudo na tua vida. Além disso, precisas de ter em consideração que a frustração vai andar de braço dado contigo. Isto porque o ser humano quer tudo na hora, tu descobres que existem diversas formas de melhorares uma área na tua vida, e agora só queres aquilo e no momento.

Todos temos essa postura ao longo das nossas vidas, e há que saber lidar, tanto com ela como com a frustração. No fim da tua jornada vai tudo ter outro sabor.

Concluindo, espero que este artigo te tenha ajudado a teres uma melhor noção de o que é o desenvolvimento pessoal e que te tenha também feito refletir e pensar acerca das diversas áreas da tua vida e de como as podes elevar para um outro patamar, começando a tua própria transformação.

Previous Post Next Post

Também podes gostar

Leave a Reply