Pin It
0
resiliencia.png

Dicas para aumentares a tua resiliência

14 Maio, 2019

Uma das ferramentas mais importantes para te sentires bem contigo própria/o, é conseguires ter bastante controlo na tua resiliência.

O que é a resiliência?

Este termo define a tua capacidade de voltares ao teu estado normal/bem, mesmo depois de lidares com problemas, adaptações, assim como, situações de pressão e stress. Ou seja, funciona quase como um mecanismo de retroação negativa (se estão familiarizados com termos biológicos) que tem a função de contrariar o efeito.


Resiliência é a tua capacidade de lidares com os problemas que te rodeiam.


Todos nós temos diferentes maneiras de lidar com o mundo à nossa volta, seja com as pessoas, com o stress que nos é imposto ou que criamos em nós próprios e a resiliência é uma ferramenta que pode ser amplamente desenvolvida.


Dicas para aumentares a tua resiliência

  1. Tem uma atitude positiva. O indispensável para tudo mesmo. Tens que conseguir ver sempre algo positivo numa má situação, na tua vida, no teu  dia a dia e pensar no que podes fazer perante uma situação para conseguires lidar melhor com ela. É muito importante manteres uma postura positiva e esperança em relação a tudo o que está à tua volta. 
  2. Sê flexível. Não tenhas medo da mudança, e muda quando achares necessário, estabelece novas rotinas, novas metas, novos objetivos e sai da tua zona de conforto. 
  3. Mantêm te perto dos que amas. Afastares te e deixares de comunicar tanto com as pessoas ao teu redor e que gostam de ti não te vai ajudar em nada, por isso, procura por estares por dia um pouco de tempo com eles, ou de programares saídas com os mesmos. 
  4. Cuida de ti. O facto de cuidares de ti vai te trazer uma paz interior bastante boa e vai funcionar quase como um “filtro” a tudo o que é negativo. 
  5. Aprende com as situações. Acredito muito que nada acontece por acaso e por isso, em cada situação que me acontece de menos bom, eu penso na lição que posso tirar dali, faz o mesmo! 
  6. Faz o que gostas. No podcast de sexta feira, o tema foi este, aconselho te a ouvires AQUI
  7. Foca te no teu auto conhecimento. Quanto mais aprendes sobre um determinado assunto mais rico/a ficas, por isso, defendo que toda a gente devia ler bons livros, é muito importante. Por aqui consegues encontrar alguns livros que já li e a review dos mesmos e nas minhas redes sociais eu vou sempre partilhando contigo as leituras que vou fazendo.
  8. Acredita em ti próprio/a. Toda a gente é capaz de tudo, basta acreditar em si e nas suas capacidades. Se por ventura, neste momento há algo que estejas a pensar que não és capaz de realizar, olha à tua volta e pensa “Se esta pessoa foi capaz, porque é que eu não serei também?” O que te difere de alguém a nível de capacidade? Nada!
  9.  Sê determinado/a. Foca-te nos teus objetivos, pensa no teu porquê, e sê bastante determinado em relação ao que queres atingir.
  10. Sorri para a vida. Positividade gera positividade, por isso encara a vida como uma viagem e faz por ser a melhor que alguma vez podes-te viver. Sorri para ela.

Estas são apenas algumas dicas que partilho hoje contigo de modo a aumentares a tua resiliência.

Adorava que as começasses já a pôr em prática e a pensar nelas. 

Já agora, se tens alguma dica a acrescentar que sintas que faz diferença em ti, não hesites em deixar na caixa dos comentários!

Previous Post Next Post

You may also like

4 Comments

  • José Lança

    Estas dicas são tão simples e fazem tanta diferença! Para além de aumentarem a resiliência aumentam também a nossa qualidade de vida. Gostaria de viver num mundo onde toda a gente colocasse em prática o que está escrito neste artigo.

    15 Maio, 2019 at 2:47 Reply
    • Marta Arsénio

      Concordo imenso mesmo! Fico muito feliz que tenhas essa maneira de ver as coisas, tal como eu!
      Um beijinho 🙂

      15 Maio, 2019 at 8:56 Reply
  • Catarina

    Excelente post e excelentes dicas! É muito importante termos isto sempre presente.

    Beijinhos,
    http://www.yellowrain.pt

    17 Maio, 2019 at 19:38 Reply
  • Leave a Reply