Pin It
0

Vamos falar sobre óleo de coco

18 Janeiro, 2019

O óleo de coco é um produto que eu uso muito na minha rotina, este é bastante versátil e pode ser usado de diversas formas no mundo da beleza, uma vez que, é rico em vitaminas do complexo B, Vitamina E e e minerais, como o ferro, potássio, zinco e o magnésio.

Este é uma gordura mais sólida à temperatura ambiente do que os óleos vegetais ou do que o azeite, dado que, é rico em ácidos gordos saturados (possui mais de 85% de ácidos gordos saturados).

O óleo de coco quando é extraído do fruto seco denomina-se óleo de coco refinado, enquanto que, quando é extraído do fruto fresco denomina-se óleo de coco extra virgem.
Este ultimo respetivamente é o que mais traz benefícios para a saúde, já que não passa por processos de refinamento e consequentemente não perde nutrientes.

Óleo de coco para hidratar a pele:

O Óleo de coco apresenta um elevado poder hidratante para a pele devido à presença do ácido laurico na sua constituição (um dos ácidos gordos mais abundantes).
É antibacteriano e um antifúngico natural e tem capacidade de penetrar devidamente nas camadas mais profundas da pele, e consequentemente favorecer a elasticidade, ajudar em algum processo de cicatrização, e até mesmo tratar o acne.

Eu quando sinto que a minha pele precisa de uma hidratação extra, à noite ponho bastante óleo de coco no meu rosto todo e durmo assim. Ele tem uma capacidade grande de absorção e no dia seguinte acordo com a cara bastante hidratada e macia. Faço exatamente o mesmo quando me aparecem aquelas borbulhas chatas que não gosto nada e resulta muito bem pois como já adicionei uma “gordura” à minha pele, esta não vai produzir mais e as borbulhas não desenvolvem e acabam por desaparecer.

É muito importante hidratar bem a pele, mesmo que esta seja bastante oleosa! Não pensem que por ela já produzir muito “óleo” por si mesma não precisa de hidratação porque isso não é de todo verdade, muito pelo contrário! Também gosto muito de fazer máscaras faciais caseiras e uso muito o óleo de coco, assim como para esfoliar a pele.

Óleo de coco para hidratar o cabelo:

Usar o óleo de coco no cabelo é uma forma de hidratar e nutrir o couro cabeludo de forma natural sem ter de recorrer a condicionadores e cremes com bastantes químicos para tentar obter o mesmo efeito.

Eu ponho o óleo apenas em metade do meu cabelo porque tenho a raíz do cabelo bastante oleosa mas em contra partida tenho as pontas bastante secas. Se tiveres o cabelo seco, podes pôr no cabelo todo mesmo e dormir assim com o óleo no cabelo. No dia seguinte de manha lava e vais ver as grandes diferenças!

Este ajuda a fortalecer o cabelo, protege-o das agressões externas, e torna-o mais saudável, suave e brilhante.

Óleo de coco como desmaquilhante:

Este também pode ser usado para desmaquilhar. Eu, pessoalmente, retiro mesmo um pedaço de óleo de coco da embalagem, aqueço um pouco com os dedos e esfrego em toda a minha cara e a maquilhagem derrete toda. Posteriormente, só é preciso passar por água e lavar o rosto como habitualmente.

Outras funcionalidades:

Como já referi este óleo tem realmente muitas funcionalidades, entre outras como, hidratante de cutículas, faz muito bem à pele depois da depilação, para cozinhar também considero uma boa opção ao invés do azeite ou do óleo vegetal e que pode ser adoptada principalmente para quem esta a adquirir um estilo de vida mais saudável. Há quem use também como uma maneira de branquear os dentes mas eu nunca experimentei.

O que eu uso é um da Vita Coco e podem adquirir nas lojas sephora.

E tu? Usas óleo de coco? Se sim diz me como nos comentários! 🙂

Previous Post Next Post

You may also like

2 Comments

  • C.

    Opaaaaa… parece que os anjinhos da minha pele me guiaram ao teu blog xD eu ando com um bico de obra para tentar hidratar a minha pele. Achas que isto seria suficiente? A pele não fica assim com textura oleosa?

    Beijinhos,
    O meu reino da noite
    facebook | instagram | bloglovin

    29 Janeiro, 2019 at 11:55 Reply
    • Marta Arsénio

      Nâo linda, o óleo de coco não é suficiente, tens de hidratar a tua pele sempre com um hidratante adequado ao teu tipo de pele. Ao inicio ficas com a cara oleosa porque pões um óleo mas depois quando acordas ele já foi absorvido e já não tens
      Um beijinho 🙂

      29 Janeiro, 2019 at 12:09 Reply

    Leave a Reply