0
como saber que curso fazer

A forma mais fácil de entender como saber que curso fazer

28 Abril, 2021

A oferta no que diz respeito aos cursos está cada vez maior, e com isso surge cada vez mais a duvida de “Será que x curso faz ou não sentido para mim? Como saber que curso fazer?“. Por essa razão, hoje trago-te algumas dicas que te poderão ajudar a desmistificar um pouco essa tua inquietação. 

Em primeiro lugar, deixa-me dizer-te que as dicas que te vou dar ao longo desta página tanto são direcionadas para cursos presenciais como digitais/online. Na minha perspetiva considero bastante importante veres alguns cursos online, tanto pagos como os gratuitos (mesmo estando a tirar ou já tendo tirado algum presencial) porque consegues ficar com eles durante tempo ilimitado.

Vê também aqui: A importância dos cursos online e dos seus certificados.

Como saber que curso fazer

Antes de mais nada, é importante decidires o teu porquê quando vais tirar um curso. É para aprofundar algum conhecimento que já tenhas? É para saíres da tua zona de conforto e aprenderes algo que desconheces completamente?

Após teres isto bem ciente é que faz sentido continuares a ler.

Lista os teus 5 principais interesses

Antes que te ponhas a ver todos os temas e mais algum, lista de imediato os teus 5 principais interesses. Por exemplo: desenvolvimento pessoal, organização, produtividade, bullet journal, finanças pessoais.

Agora, tens de ser tu a escrever, e ao fazê-lo, enumera-os por ordem decrescente de interesse. Por exemplo, imaginando que o teu maior interesse neste momento era a produtividade, saber como ser mais produtiva e tudo o que está relacionado com a mesma, mas que o menor era finanças pessoais, poderia ficar algo do género:

  1. Produtividade;
  2. Organização;
  3. Bullet Journal;
  4. Desenvolvimento Pessoal;
  5. Finanças Pessoais.

Pesquisa muito bem sobre cada modulo/unidade curricular

Caso estejas a ver isto e queiras algo direcionado com o ensino superior, então, a secção das unidades curriculares é a mais indicada para ti.

É importante pesquisares bem o que está por detrás de cada cadeira e não ficares só pelo olhar e pensar “Esta parece-me interessante.” Isto porque por vezes, o nome ilude-te e quando lá chegas pode não ser aquilo que estavas à espera e vires a desiludir-te.

Dentro das faculdades, normalmente, tu consegues mesmo ver os conteúdos programáticos de cada uma das unidades curriculares e é importante investires parte do teu tempo a fazer isso para não correres o risco de vires a fazer uma escolha errada.

Em contrapartida, se estás a querer fazer um curso online, o processo é semelhante. Pesquisa os assuntos que vão ser abordados em cada um dos módulos e se não te derem essa informação, procura o email da pessoa fundadora do mesmo e pede via email que eu tenho a certeza que é algo que te facultam com facilidade.

Como é que te vês daqui a 5/10 anos?

Da mesma forma que, a pesquisa é importante, o autoconhecimento e a tua autoanalise pessoal também. Por essa razão é tão essencial que consigas fazer uma retrospectiva do que tu queres para o futuro.

De acordo com as primeiras imagens que te vierem à memória, fica muito mais fácil fazeres uma escolha. É quase como se a visualização que fazes futura correspondesse ao teu objetivo e agora só precisas de analisar quais as escolhas que precisas de fazer para lá chegares.

Por essa razão, volto a questionar-te “Como é que te vês daqui a 5 e/ou 10 anos?“. É essencial para qualquer pessoa conseguir entender como saber que curso fazer.

Previous Post

Também podes gostar

Leave a Reply