0
método pomodoro

Método pomodoro – Aprende a otimizar o teu tempo

14 Abril, 2021

A gestão e otimização do tempo é muito importante, e para te ajudar existem diversas técnicas e/ou métodos que te podem auxiliar na mesma. Por essa razão hoje trago-te a conhecer o método pomodoro para veres se faz sentido para ti aplicares na tua rotina.

Antes de mais nada, deixa-me dizer-te que existem diversas técnicas e métodos que te podem efetivamente ajudar a gerires muito mais eficazmente o teu tempo e a seres mais produtiva, contudo, não há milagres e o compromisso contigo mesma/o é essencial.

Para além disso, vou dar-te a conhecer esta técnica mas como tudo, pode fazer ou não sentido para ti, ou seja, experimenta e se resultar e se adequar ao teu dia-a-dia/rotina ótimo, senão, não fiques deprimida ou a achar-te inferior porque vou trazendo cada vez mais e hoje esta pode não fazer sentido mas amanhã pode outra pode fazer!

Método Pomodoro

O que é o método pomodoro?

O método pomodoro é uma técnica de organização e gestão de tempo que tem como principal fundamento, ajudar-te a realizares as tuas tarefas em períodos de tempo mais curtos, fazendo pausas entre esses períodos de tempo também curtas.

Nesse sentido, requer a ajuda de um cronometro, que pode ser um qualquer mas o método é feito a pensar num cronómetro em forma de tomate, daí o nome “pomodoro” que significa tomate em italiano.

Vê também: Dicas para ganhares mais tempo no teu dia-a-dia.

Passo-a-passo do método pomodoro

De acordo com o que disse anteriormente, vou dar-te aqui um passo-a-passo relativamente a este método, de forma a começares a aplicá-lo na tua rotina.

  • 1. Escolhe qual é a tarefa mais urgente e prioritária da tua agenda/planner;
  • 2. Ajusta o teu cronometro para um determinado tempo (por norma é de 25 minutos);
  • 3. Escolhe a tarefa urgente e prioritária da tua lista/agenda/planner;
  • 4. Faz a tua tarefa durante o intervalo de tempo determinado por ti;
  • 5. Faz uma pausa. Esta pode ir de 5 a 10 minutos, sendo que o método diz que a cada 25 minutos fazes uma pausa de 5;
  • 6. Vai fazendo as tuas tarefas tendo em conta o tempo que estipulas-te tanto para a execução como para as pausas e ao fim de 4 pomodoros faz uma pausa de 15 a 20/30 minutos.

Aplicações que podes usar para esta técnica

Da mesma forma que referi o cronometro como forma de controlares o teu tempo na execução e pausa entre as tarefas, podes perfeitamente optar por uma aplicação. Até porque estas contêm mais informações do que aquelas que sozinha/o és capaz de conseguir reter tão bem.

Ao passo que, caso tenhas um aparelho Android, podes usar como aplicação a Focus To-Do: Pomodoro Timer & Lista de Tarefas e a Pomodoro Timer.

Por outro lado, caso tenhas um aparelho IOS, podes sempre instalar uma destas 3 destas aplicações: Pomodoro Focus Timer, Focus To-Do: Pomodoro & Tarefas ou Flat Tomato (Time Management).

Em contrapartida, caso não queiras instalar nenhuma aplicação mas queiras usar na mesma, existe um site que te pode ajudar. Designa-se por Tomate Timer, clica aqui para acederes a ele!

Faz sentido para mim este método?

Por fim, tenho uma ligeira ideia de que te deves estar a questionar “Bem, este método pomodoro realmente é interessante mas será que faz sentido para mim?“. Eu digo-te que depende.

Primeiramente, tens de analisar como é o teu dia-a-dia. Por exemplo, no meu caso que estudo bastante para a faculdade fazer períodos de 25 minutos e pausas de 5 não me é muito vantajoso, porque a pausa acaba por coincidir mesmo em simultâneo com a altura em que estou a começar a entender as coisas.

Por outro lado, se eu estiver a executar tarefas mais rápidas é uma ótima forma de aplicar o método, isto porque faz com que eu não procrastine ou desperdiçe o tempo que tinha disponível, aumentando também o meu foco durante a realização da mesma.

Em síntese, eu aconselho usares esta técnica quando fores realizar tarefas pequenas a médias ao nível do tempo de execução.

Vantagens do método pomodoro

A partir do momento em que se fala em gerir melhor o tempo, considero que isso só por si já é bem vantajoso. Contudo, existem mais vantagens aplicadas à aplicação deste método na tua rotina se fizer sentido para ti, tais como:

  • Aumento do foco;
  • Estimula a tua concentração;
  • Reduz a tua procrastinação;
  • Aumenta a tua sensação de realização pessoal, assim como, a tua responsabilidade para contigo mesma e para com os outros;
  • Permite-te analisar aproximadamente quanto tempo precisas para realizar cada tarefa e a facilidade ou dificuldade com que o fazes.

Em conclusão, espero que o método pomodoro te faça sentido, e mesmo que não faça de uma forma inteira, vai sempre haver um espaço onde o vais conseguir aplicar! Por fim, não te esqueças que nada disto se faz sozinho e que a tua colaboração é muito importante, não vale de nada estares a aplicar esta técnica se depois não largares as distrações que tens ao teu redor.

Previous Post Next Post

Também podes gostar

Leave a Reply